A Jungheinrich recebeu um pedido do Grupo Bilstein® para um projeto piloto de introdução de robôs móveis no centro de logística de Gelsenkirchen. Com a ajuda do EAE 212a, os longos transportes no solo dentro do local serão automatizados no futuro.
Hamburgo, A Jungheinrich e o Grupo Bilstein trabalharam em conjunto em um conceito de solução para desenvolver ainda mais a automação nas operações de logística do Grupo Bilstein. O foco está na integração do Robôs Móveis Autônomos (AMR) EAE 212a.
"Este é o primeiro uso de robôs móveis autônomos no Grupo Bilstein e, além de nossos robôs de separação, é outro passo importante em direção à automação de processos", diz Phillipp Becker, Gerente de Site do Grupo Bilstein Gelsenkirchen. "Em particular, os ganhos de eficiência e a oportunidade de empregar nossos operadores de empilhadeiras bem treinados em tarefas de transporte mais complexas nos motivaram a nos envolver nesse tópico."
Alexander Korell, Consultor de Vendas de Robôs Móveis, Jungheinrich AG, acrescenta: "O AMR exibido na LogiMAT 2024 impressionou o Grupo Bilstein, de modo que o planejamento para a implementação de uma frota de EAE 212a pôde ser iniciado. O projeto de prova de conceito subsequente foi concluído com sucesso em setembro de 2024. A entrega do sistema na unidade de Gelsenkirchen está programada para o quarto trimestre de 2025."
Na primeira etapa, os equipamentos EAE 212a usados transportarão paletes por uma distância de 220 metros até as áreas de preparação do departamento de saída de mercadorias. A Interface Logística da Jungheinrich, que é personalizada para o processo, gerencia os pedidos de transporte e forma a interface com o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) do cliente. O sistema de robô móvel recebe ordens de transporte claras do WMS, que são processadas de acordo com o princípio de minimizar a proporção de viagens vazias. O WMS gerencia a ocupação dos locais de coleta e entrega.
O EAE 212a foi projetado para a automação de inserções de baixa elevação e, portanto, é perfeitamente adequado para o abastecimento e descarte de pistas de entrada e saída de mercadorias. Graças ao design do chassi patenteado pela Jungheinrich, ele é apenas 790 mm mais estreito do que um euro palete. Isso permite o transporte manobrável e ágil do piso ao chão em velocidades de até 6 km/h. O equipamento é capaz de transportar cargas com peso de até 1,2 toneladas. O EAE 212a navega totalmente sem pontos de referência artificiais. Isso elimina a necessidade de medidas complexas de preparação no armazém.